10.12.06

A Baga do Sabugueiro


O que é o Sabugueiro? Qual é a sua importância?

O sabugueiro é desde a antiguidade definido como o guardião da são Saúde. Ao que me é dado a conhecer, o primeiro registo do uso desta planta no meio medicinal aparece nos escritos de Hipócrates, já lá vão 2500 anos.

Ao percorrermos os meios rurais é muito natural para as gentes simples considerarem o sabugueiro como uma autêntica “botica viva”. Isto deve-se ao facto de quase todas as partes desta árvore/arbusto serem indicadas para múltiplos usos. Um pouco por todo o lado esta arvore/arbusto é extremamente querida e considerada, quer por características medicinais ou mesmo lendárias.As diversas partes utilizadas são: as flores; as folhas; os frutos maduros; a segunda casca seca, excluindo-se a raiz; o miolo.

O sabugueiro é hoje em dia uma espécie de grande importância para a indústria, nomeadamente para a indústria farmacêutica, agro-alimentar, têxtil e cosmética. De seguida, para além das aplicações industriais, apresentam-se igualmente outras aplicações, de âmbito caseiro.O sumo das bagas de sabugueiro é explorado industrialmente em vários países europeus como a Alemanha, a França e a Dinamarca. Grande parte da nossa produção portuguesa é anualmente exportada para esses países onde segue esta e outras transformações.

São muitas e diversas as aplicações e são tão valiosas as propriedades desta planta, que certamente mais estudos, no sentido de melhor a conhecer e aperfeiçoar o seu cultivo, são de extrema importância.

Free Site Counters
Free Site Counters