10.12.06

Diferentes usos


Quais são as aplicações deste produto?

O sabugueiro também tem lugar na cosmética. Fazendo ferver os frutos com vinho ou vinagre, aplicando como uma loção, faz escurecer os cabelos. A cozedura das folhas pode ser utilizada para muitos fins e para muitos tratamentos de problemas cutâneos e oftalmológicos. A infusão de sabugueiro é usada para clarear e amaciar a pele, em cremes contra rugas, loções tónicas e loções para os olhos. Actualmente, as flores e as bagas são também utilizadas em perfumaria.

Quanto ao seu uso mágico, acreditava-se que as propriedades do Sabugueiro mantinham as bruxas à distância. Já na Aromaterapia, existem efeitos colaterais pelo que o sabugueiro só deve ser usado seco, pois a erva fresca pode ser tóxica.

O Sabugueiro como planta medicinal é, possivelmente, umas das mais importantes. Externamente pode ser usado em loções de banhos oculares, feridas, queimaduras, faringite e conjuntivites. Provoca suor nas gripes, no sarampo e na varíola. Elimina ácido úrico, cálculos renais, toxinas em geral, é um excelente depurador do sangue. Actua nos casos de febres de origem desconhecida fazendo com que seja abortada. Como por exemplo, no sarampo e demais doenças que custam a vir a infecção, a planta actua como que expulsasse a infecção do sangue para fora. Fomenta a formação de urina, suor e leite (pelo óleo essencial). Para resfriamentos, rouquidão, tosse, espirros, catarros do peito e bronquial, dores dos molares, nevralgias, dores de ouvidos e de cabeça e inflamação da laringe e da garganta.

Pelo elevado teor de vitamina B seu suco (das bagas) age com êxito contra as inflamações do sistema nervoso.As bagas secas são excelentes contra a diarreia (mastigar dez bagas - frutos, 3 vezes por dia). Para efeito sudorífero usa-se as flores; se misturar uma metade de flor de tília e duas colheres de suco de limão tudo sob infusão; desta forma o poder sudorífero (suar mais) aumenta. Para casos de gripe, pneumonias incipientes, bronquite, reumatismo articular febril, etc, tomar a infusão várias vezes por dia.

Tem como princípios activos: tanino, alcalóides ( sambucina), flavonóides, glicosídios e sais minerais (potássio). Diurético, combate gripes, tosses e bronquite. As flores do Sabugueiro são expectorantes e induzem a produção de suor, ajudando a reduzir as temperaturas elevadas e a libertar o corpo de toxinas, pelo que o Sabugueiro é óptimo no tratamento de gripes e constipações.Em 1990, cientistas búlgaros chegaram à conclusão que as flores do sabugueiro exercem acção antiviral contra os herpes simples e as gripes tipo A e B. Também, recomendada para reumatismo, artrite, gota e dor da ciática.

Este maravilhoso arbusto ajuda nas inflamações, é anti diarreico, óptimo para crianças com doenças como o sarampo e a catapora, pois abaixa a temperatura do corpo e é anti febrífugo, é indicado para tratamentos com os órgãos femininos, pois é um auxiliar maravilhoso para a artemísia. Também actua nos reumatismos, na purificação dos rins, e provoca o suor.Muito usado, por exemplo, no Brasil para combater catapora, sarampo e escarlatina. A Medula deste arbusto é aproveitada na técnica microscópica e em experiências de física eletrostática.

Em casos de otite e otalgias, e também sinusites, recomendada a inalação de vapores da infusão de sabugueiro.Um estudo francês publicado em 1983 revelou que as preparações à base de flores de sabugueiro têm um efeito diurético. As bagas são laxantes.A decocção à base de flores é anti-inflamatória, podendo ser usada em lavagem oral ou gargarejos no tratamento de estomatite, faringite e laringite.O sabugueiro é indicado para pessoas que estão sempre com medo de perder o controlo das situações ou para quem tem movimentos involuntários de origem nervosa.

O sabugueiro reconstitui o “EU”, traz confiança, e amplia os sentidos. É óptimo para pessoas que se sentem embotadas, sem conseguir agir, vendo toda sua vida através de um esquema nebuloso. Actua na reconstituição do auto estima, do respeito próprio e ajuda a colocar limites.As flores de sabugueiro são muito estéticas e perfumadas. Servem para enfeitar saladas, doces, sempre usadas cruas e frescas.

Relativamente ao uso culinário, com os frutos maduros preparam-se marmeladas. Também podem ser utilizados na confecção de pastéis, tortas e xaropes. Dada a riqueza dos frutos em vitaminas A e C, esta é certamente uma excelente forma de as incluir na dieta alimentar. As flores são muito utilizadas para preparar refrescos caseiros e chás. Utilizam-se por exemplo para aromatizar vermutes e licores.

Em Itália, é feito assim um licor conhecido por "Sambuca".As flores são também utilizadas para aromatizar vinagres, marmeladas e mel. Os frutos do sabugueiro são uma excelente matéria-prima para a produção de corantes alimentares naturais. De facto, os produtos extraídos da baga do sabugueiro são frequentemente utilizados como corantes, quer pela indústria têxtil, quer pela indústria alimentar.

Em Portugal, por exemplo, esses produtos são, ou foram, também vulgarmente utilizados para carimbar carne em centros de abate, como garantia da realização da inspecção.A madeira do Sabugueiro já foi utilizada na confecção de instrumentos musicais. É muito usado contra sarampo em banhos e infusões, mas não há referências experimentais ou científicas que confirmem ou excluam esse fato.

Muito utilizada para arranjos de flores secas para formar bouquet. Por todos este motivos o mercado de substâncias aditivas naturais está em pleno crescimento. São cada vez mais os produtos agro-industriais que contêm na sua composição aditivos extraídos do sabugueiro, pelo que este parece ser um mercado altamente prometedor para garantir o futuro desta cultura.Defende, quem já experimentou, que não existe nada mais maravilhoso e relaxante que um banho de imersão com flores de sabugueiro.

No período menstrual faça banhos de assento com flores e folhas de sabugueiro para afastar as cólicas. O sabugueiro pode ainda ser usado para tingir vários produtos.Diz–se que o chá de flores de sabugueiro é do outro mundo, no sentido literal e figurado, pois limpa a aura e prepara para coisas novas e criativas. Os antigos diziam que dentro de cada sabugueiro morava uma curandeira que tinha sido morta na inquisição de forma injusta.

Free Site Counters
Free Site Counters